sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O BEHAVIORISMO



O Behaviorismo ou Comportamentalismo (já que o termo behavior é o mesmo que comportamento) tem como seu fundador John B. Watson. Alem disso tem como seu pilar o estudo do comportamento humano em detrimento das circunstancias oferecidas pelo meio em que vivem, ou seja, os estímulos que o ambiente oferece através das mais diferentes formas (o gosto dos alimentos, o ar frio, a luz do sol e entre outros) e as reações do corpo humano (a salivação no caso dos alimentos, o arrepio no caso do ar frio em contato da pele, a dilatação da pupila no caso de forte incidência de luz solar e entre outros) como respostas a esses estímulos.

O vídeo abaixo demonstra a reação de bebês ao experimentarem um pedaço de limão (estímulo):



Burrhus Frederic Skinner
Outro behaviorista importante foi B. F. Skinner que teve como fundamento de seus estudos o comportamento operante (o qual é o mais comum em se tratando das interações homem e ambiente). Contudo, antes de chegar ao comportamento operante, Skinner trata de explicar o comportamento respondente, que pode ser incondicionado (a simples reação do corpo humano ao estimulo pelo ambiente) ou condicionado (quando é inserido um mecanismo, como por exemplo, um sinal de luz, que avise que o estimulo será oferecido ao corpo, que terá uma reação prévia equivalente a este estimulo).



Skinner em seu experimento
O comportamento operante, que abrange a maioria das interações homem e ambiente, foi amplamente estudado por Skinner, através de experimentos com animais (principalmente ratos) nos quais ele aplicava a seguinte premissa: a resposta a um estimulo reforçador. Isso fica visível quando descrevemos a chamada ”caixa de Skinner”, que era um trabalho de psicologia experimental, no qual um ratinho era colocado em uma caixa e era privado de água durante determinado tempo, ficando o ratinho com sede (ou seja, o estimulo reforçador) e nesta caixa continha uma pequena alavanca que quando acionada pelo ratinho fornecia uma gotinha d’água (a resposta ao estimulo reforçador da sede), fazendo assim com que Skinner pudesse fazer afirmações sobre o que ele chamava de leis comportamentais.


Esse comportamento de o ratinho acionar a alavanca para obter água é o que se chama de reforço positivo, pois aumenta a resposta positiva, no caso a água. Entretanto se fosse um reforço negativo, no caso de quando acionada a alavanca cesse algum efeito negativo como o aquecimento da base da caixa, haveria uma diminuição na resposta negativa, ou seja, haveria uma remoção dos efeitos negativos em relação ao ratinho.


"CAIXA DE SKINNER"

REFERÊNCIAS:


BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

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